Vamos ensinar a fazer carimbo, uma ferramenta de pintura muito prática para quem gosta de estampas.
Com carimbos caseiros, você pode personalizar papéis, embalagens de presente, vasos ou o que a sua imaginação permitir!
Aqui, fizemos um carimbo com desenho de uma flor de liz estilizada. Carimbamos em um vaso marrom que tinha um visual monótono e ele se tornou um vaso cheio de graça.
Invente seu desenho e saia carimbando por aí...
Texto: Bianca Barreto Fotos: Bianca Barreto e Sueli Pacci
Como fazer carimbo caseiro com EVA - Passo a Passo
2-Risque o desenho que deseja que o carimbo tenha com um lápis.
Dica: Evite desenhos muito complexos, pois fica difícil de recortar. Desenhos com detalhes pequenos às vezes ficam borrados, então evite-os também.
3-Recorte
4-Posicione os pedaços recortados sobre a madeira e com um lápis marque o contorno. Este passo serve para colar com precisão no lugar desejado. Se seu desenho for assimétrico, não precisa fazer esta etapa.
5-Passe Cola Universal nos pedaços de EVA e cole no lugar marcado
6-Deixe secar
Pronto!
Se tiver almofadinha de carimbos, use-a normalmente. Se não tiver, pode fazer uma almofadinha caseira com um pedaço bem fininho de espuma sobe um recipiente raso. Despeje um pouco de tinta nesse recipiente e carimbe normalmente.
Se for usar tintas sintéticas, como a tinta que usamos para o vaso, pincele a tinta sobre o EVA e carimbe depois de fazer alguns testes.
Tintas sintéticas não se dissolvem em água, então, para que fiquem menos expessas é preciso usar solvente de cheiro forte. Dependendo da sua disposição, vale a pena usar solvente para afinar a tinta e usar almofadinha caseira para carimbar.
Para este vaso, nós preferimos usar a tinta mais densa e dispensar o uso do solvente.