Dependendo do tamanho das placas, elas podem ser pesadas, então, se puder pedir ajuda uma pessoa forte é melhor. É um trabalho braçal mas pode ser feito aos poucos, em vários dias. E no final, vale muito a pena, pois fica super funcional e chique.
Fotos: Bianca Barreto e Sueli Pacci Texto: Bianca Barreto
Como colocar piso de jardim - Passo a Passo
2-Retire a grama com enxada e/ou enxadão. Se houver "morros" que você deseja eliminar, cave a terra com o enxadão, conforme foto acima e vá nivelando o solo.
4- Para socar a terra e evitar que ela afunde no futuro tem duas maneiras: usar um socador igual ao que estou usando: é um quadrado de madeira pregado em um cabo grosso para bater firme na terra até compactá-la. A outra maneira é pisar muito na terra. Pisar principalmente com a terra úmida até sentir que ela não afunda mais. Talvez você precise pisar por vários dias (um pouco por dia) para ter certeza de que pisou o suficiente para compactar a terra. Em nosso jardim, mesmo usando o socador, esperamos 1 semana para começar a Lembre-se que se a terra ficar fofa, no futuro, seu piso pode afundar ou sair de nível.
6-Coloque a placa sobre a areia nivelada e bata a superfície da placa com um martelo de borracha.
Dica: Não use martelo comum, pois poderá quebrar a placa. O martelo de borracha permite fazer força mas sem ter o impacto do martelo comum.
7-Repita com cada placa, sempre conferindo o nível. Se não estiverem niveladas, retire, arrume a areia embaixo delas, e coloque novamente. Depois da segunda você pega o jeito.
Pronto!
1- O piso drena água, ou seja, evita enxurradas.
2- É mais econômico e mais fácil.
3- Se você quiser mudar o piso e aproveitar as placas em outro lugar, basta retirá-las e usar de novo.
A cerca também é feita de madeira de aproveitamento. São caibros e sarrafos de um telhado velho.
E em breve vou mostrar como fizemos a horta com chapa de zinco, que está do lado direto da rampa!
Espero que gostem!