Mas muita gente compra as plantas e deixa as pobrezinhas morrerem de sede!
Se você é um desses esquecidinhos: seus problemas acabaram!
Este modelo de vaso é ideal para você! A água que fica no vidro debaixo sobe por capilaridade através do barbante e deixa a terra sempre umedecida.
Mas nem pense em usar garrafa Pet. Use garrafas de vidro! Fica muito mais elegante e é fácil de cortar!
Não acredita? Veja o passo a passo com fotos e confira...
Texto: Bianca Barreto Fotos: Sueli Pacci e Bianca Barreto
Passo a Passo de como cortar garrafas de vidro
Dica: O recipiente deve estar com água muito gelada e deve ser grande o suficiente para mergulhar a garrafa inteira de uma vez. Faça um teste antes de começar e veja se a garrafa ficará inteiramente submersa na água de maneira rápida. Se a garrafa for colocada na água aos poucos, pode não quebrar, quebrar torta ou rachar. Se não tiver um recipiente grande, faça como nós, encha a pia da cozinha de gelo e abra a torneira até encher quase a cuba toda com água. Para deixar a água mais gelada ainda, adicione uma colher de sal e misture.
2-Amarre um barbante na garrafa (que não deve estar úmida) e corte as pontas do nó.
Dica: Quanto mais grosso o barbante melhor, pois mais tempo o fogo ficará aceso e a linha onde o barbante foi colocado ficará mais quente quando colocarmos fogo.
3-Retire o barbante e embeba-o em álcool ou outro líquido inflamável.
4-Recoloque o barbante na garrafa, posicionando-o na altura que deseja cortar o vidro.
5-Com a garrafa na posição horizontal, coloque fogo no barbante e gire a garrafa no eixo sem parar até o fogo se apagar.
Dica: gire a garrafa com movimento constante para que o calor se propague por igual em toda a volta. Isso ajudará o vidro a quebrar mais reto!
6-Imediatamente após o fogo se apagar, mergulhe a garrafa por inteiro em água muito gelada (muito gelada mesmo) e deixe a água entrar rapidamente pelo gargalo. A garrafa se quebrará com o choque térmico!
Pronto!
Se houver rebarbas, apare-as com lixa grossa, número 60 ou 80. A lixa para ferro é melhor se tiver que lixar bastante! Se a garrafa quebrar certinho e quiser apenas dar um retoque, a lixa de madeira serve.
Dica: Use luvas para lixar, pois o pó de vidro pode espirrar nas mãos e machucar.
Se a garrafa não quebrar, experimente outros modelos, pois tentamos com garrafa pequena de cerveja que não quebrou de jeito nenhum. As garrafas de azeite, vinho e espumante quebraram tranquilamente.
Não testamos com garrafa de cerveja do tamanho normal.
Se você tiver testado outros modelos, escreva sua experiência aqui no site, compartilhe conosco. Sua experiência pode ajudar outras pessoas!
Clique aqui se quiser ver outro projeto feito com garrafa cortada: Porta velas de garrafa pintada com spray
Passo a Passo de como fazer os vasinhos que não precisam ser regados
2-Faça um furo no meio do quadrado de tela
3-Corte um pedaço de barbante, dobre-o em 2, faça um nó e fixe no furo da tela conforme a foto.
4-Coloque a tela no fundo da garrafa, molhe o barbante e deixe-o sair na parte debaixo pelo gargalo.
Dica: É importante molhar o barbante todo no dia do plantio para facilitar o início do processo de capilaridade. Assim, ele se manterá sempre úmido por inteiro. Não é necessário molhá-lo novamente depois.
5-Encha o vasinho de terra e plante as ervas aromáticas
6-Encha com água a parte debaixo da garrafa.
Pronto!