Temos renda portuguesa em casa há quase 30 anos. Uma das mudas está no mesmo vaso desde que me conheço por gente e todo ano, no mês de Agosto fazemos a poda! Quem olha fica horrorizado, pois a planta fica totalmente careca! É difícil acreditar que estamos fazendo bem para a planta, mas acredite: a poda drástica dá vigor à Renda. Aquelas folhas amareladas e sem vida serão substituídas por folhas verdinhas e fortes!
Fotos e texto: Bianca Barreto
Como podar Renda Portuguesa - Passo a Passo
2-Regue bem a renda e continue regando normalmente a cada 2 dias. Mantenha a renda à sombra, porém em lugar iluminado.
3-Espere o espetáculo da brotação!
Pronto!
Como cuidar da Renda Portuguesa - Dicas
Da família das Samambaias, é uma planta que se adapta bem dentro de casa.
Gosta bastante de água e de umidade, deve ser regada dia sim, dia não. Se o clima estivar chuvoso e umidade do ar elevada, pode regar com menor freqüência: a cada 2 ou 3 dias. Preste atenção nas folhas: se parecerem murchas ou ficarem amareladas, pode ser falta de água.
Quando as folhas estão fortes e vigorosas, podem aparecer lagartas para fazer um banquete com a sua planta. As lagartas são delicadas e pequenas, mas tem um grande apetite.
Geralmente se escondem debaixo das folhas e como são verdes, ficam mimetizadas, disfarçadas. Então para encontrá-las vale a pena olhar no chão, em volta do vaso e encontrar bolinhas pretas, que são o cocô da lagarta. Isso pode ajudar a descobrir onde ela está.
Depois de encontrá-la vem o dilema entre matá-la para salvar a renda ou deixar viver para virar borboleta. A escolha é de cada um.
Se sua renda ficar para fora de casa, pássaros podem encontrar as lagartas e comê-las. Assim, a natureza se encarrega de tudo e faz a seleção natural.