Mas muita gente não leva jeito com as plantinhas e acaba deixando-as morrer de sede.
As suculentas são uma boa opção para quem é um pouco esquecido, pois elas precisam de pouca água e poucos cuidados.
São plantas lindas com diversas formas, cores e texturas. Depois de se apaixonar por elas, muita gente começa a colecionar.
Você pode reservar um cantinho na sua casa e colocá-las em uma mesa, ou em prateleiras. Elas precisam de pouca água, mas precisam de muita luz. Então, mantenha-as perto de janelas, em lugar bem iluminado.
Também é importante manter qualquer planta em lugar arejado, pois quando não existe ventilação, o ambiente fica propício para o aparecimento de doenças e pragas.
Aqui, reunimos vasos de suculentas que estamos cultivando há alguns anos. Minha mãe, fez diversos testes de como fazer as folhas germinarem e hoje temos um berçário de suculentas.
A cada dia, aumentamos mais a coleção!
Texto e fotos: Bianca Barreto
1-A planta de folhas miudinhas, verde claras (canto superior esquerdo) é a espécie mais resistente que temos em casa. Se chama Sedum Makinoi e basta colocar um galho sobre a terra que ela cria raízes e cresce rápido, sem parar. Adora crescer entre pedras e suporta bem o sol direto.
2-Já a planta de folhas azuladas (no vaso de barro com pedrinhas), não pode receber a luz do sol diretamente sobre suas folhas nos horários de pico. Suporta o sol da manhã e do fim da tarde. Também é fácil fazer mudas desta espécie, uma folhinha pode virar outra planta, conforme o passo a passo abaixo.
3-A Echeveria do centro da foto também não gosta de sol forte direto sobre as folhas. Existem vários tipos de suculentas com este formato de flor e cada uma tem uma preferência quanto a exposição ao sol. Também são diferentes em relação a fazer mudas, algumas brotam facilmente, outras não.
4 e 5- A planta-pérola (canto superior direito da foto) é resistente ao sol e pode ser cultivada em área externa, assim como a Ripsalis (canto inferior direito). Ficam mais vigorosas se não pegarem sol durante o dia todo. Sol da manhã ou do entardecer é ideal.
Quando adultas, o ideal é molhar de uma a duas vezes por semana. A quantidade de água equivale à duas a três colheres de sopa. Em casa, usamos embalagens de catchup para regá-las, pois o furinho da embalagem é pequeno e permite que molhemos apenas a terra, sem que a água toque as folhas.
Quando o clima está muito seco, aumentamos a frequência das regas para dia sim, dia não.
Nesta mesa colocamos um Antúrio vermelho com lindas flores para harmonizar a composição. O Antúrio também não gosta de sol direto, então se adaptou bem à essa mesinha perto da janela.
A folha brotando na foto abaixo, do lado direito é da Planta Jade. Se plantada em vaso grande, depois de cerca de 10 anos, ela atinge 1metro de altura. Se permanecer em vaso pequeno ela não crece tanto. Para ver como ela fica com 1 ano de idade, clique aqui.
Como fazer mudas de suculentas
2-Em um recipiente, misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. A pedrinha pode ser aquela que vem na areia grossa. Use uma peneira para separar as pedras da areia e verificar a proporção.
3-Coloque as folhas gentilmente sobre a mistura de terra. E leve o recipiente para o local onde ficará pelos próximos meses.
Dica: Não enterre as folhas, apenas coloque-as sobre a terra.
Outra dica: O recipiente deve ficar em local iluminado e arejado, não deve pegar sol direto e nem água da chuva.
4-Não regue na primeira semana. Se regar, as folhas podem apodrecer.
5-Nas semanas seguintes, regue de 1 a 2 vezes por semana com conta-gotas.
Mais uma dica: Regue cuidadosamente com conta-gotas sem que as folhas saiam do lugar e não deixe que a água encoste nas folhas.
6-Tenha paciência e persistiencia. Continue regando até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga.
Pronto!
Agora é só continuar cuidando e quando estiverem maiores podem ser remudadas para vasos individuais. Clique aqui para ver como remudar.
Também ensinamos a fazer um terrário de suculentas. Clique aqui para ver.
Se você gosta de suculentas com flores, ensinamos a fazer mudas de For de Outubro e Flor de Maio. Clique aqui para ver.
Se quiser ver outra foto da Planta Pérola, veja aqui.