Campinas não é a cidade mais quente do mundo, nem a mais fria, a temperatura oscila bastante, mas naquela época quase não se via hortênsias por aqui. E não é que a muda vingou e hoje em dia vejo esta planta em outros jardins da região.
Depois de muitos anos, a muda estava grande, muito encorpada, então fizemos mais mudas e hoje temos um canteiro intero com hortênsias azuis que embelezam o jardim no final da primavera e o começo do verão.
Para dar força para a planta, é recomendado podar no final do inverno.
Pode sem dó, que isso trará vigor para sua planta!
E não se esqueça de regar, principalmente se o clima estiver muito seco!
Fotos e texto: Bianca Barreto
Como podar Hortênsias - Passo a Passo - PAP
2-Posicione a tesoura de poda cerca de 1 a 2 cm a cima do broto.
Dica: Faça um corte diagonal. Isso faz com que a água da chuva ou das regas escorra e não acumule no corte.
Excesso de umidade no corte pode dar origem a fungos ou outros organismos indesejados.
3-Seja paciente para esperar a planta crescer e aproveite para observar cada fase do crescimento. No fim da primavera e começo do verão a folhagem estará exuberante e as primeiras flores aparecerão!
Pronto!
Ela deve pegar sol por pelo menos 4 horas do dia.
A cor das flores varia de acordo com o PH do solo. Solo ácido produz flores azuis. O solo aqui em casa é ácido, ferroso. A terra é bem vermelha, daquela que mancha a roupa de tão vermelha. As flores aqui são azuis.
Solo alcalino produz flores cor de rosa.
Para testar se isso era verdade, começamos a colocar casca de ovo no pé de uma das mudas para deixar o solo mais alcalino. E o resultado foi impressionante: tivemos flores azuis de um lado do canteiro e flor rosa exatamente do lado que colocamos casca de ovos na terra!