Mas na minha opinião, não há nada mais singelo do que as festinhas simples de antigamente. Simplicidade, muitas vezes pode ser sinônimo de bom gosto, diversão e carinho verdadeiro.
Então hoje e amanhã, vamos apresentar como fazer uma festa infantil como antigamente.
As fotos abaixo são de um vídeo clipe que eu produzí há menos de 2 anos com o cinegrafista e amigo Tomas May para a banda Mustache Rock.
A música chamada "Aqueles Dias", fala sobre as lembranças da infância: sobre essa fase da vida em que tínhamos tempo de sobra para brincar e aproveitar o dia.
Baseados na letra da música, preparamos os cenarios do Clipe: uma festinha infantil vintage e brincadeiras de antigamente para as crianças se divertirem.
As brincadeiras e o clipe, vão ficar para o post de amanhã.
Hoje vamos falar sobre a decoração e a comida. Você vai ver como é rápido montar uma festinha de criança sem precisar gastar muito dinheiro!
Texto: Bianca Barreto; Imagens retiradas dos arquivos do vídeo gravados por Bianca Barreto e Tomas May.
Comidas para uma festa infantil Retrô (ou vintage)
2- Jujuba: as gominhas coloridas fazem sucesso! As cores vivas atraem o olhar. As crianças sabem que cada cor tem um sabor diferente, então isso estimula o paladar. A beleza das gominhas faz com que elas sejam elementos decorativos. Coloque-as à vista, em potes transparentes para dar mais charme à decoração da mesa.
3-Brigadeiro: na minha opinião, brigadeiro não pode faltar em festa alguma. Festa infantil sem brigadeiro é praticamente um crime! Hoje em dia muitos buffets infantis servem brigadeiro mole em copinhos plásticos para comer com mini-colher. Eu sou a favor da apresentação original: brigadeiro em forma de bolinha servido nas forminhas tradicionais de papel. As cores das forminhas também dão charme na decoração. Além disso, é muito mais ecológico usar uma forminha de papel do que usar um copo e colher de plástico.
4-Sucos coloridos em jarras ao estilo da vovó: ao invés de encher a mesa com caixas de suco industrializado ou garrafas de refrigerantes, podemos servir os sucos em jarras de vidro ou acrílico. O visual da mesa fica mais limpo sem embalagens com rótulos. Você pode até encher as jarras com suco de caixinha, mas o simples fato de não deixar as caixinhas à vista já dá uma sensação mais aconchegante.
4-Salgadinhos de pacote em pratos de papel prateado: há poucas décadas, salgadinhos de pacote eram novidade e não faziam parte do cardápio usual da criançada. Esse tipo de guloseima era servida nas festinhas sobre outra grande inovação: o prato descartável feito de papel e revestido com uma camada aluminizada.
5-Bolo simples: bolo de fubá, bolo de laranja ou bolo de milho eram opções nas festinhas de muito tempo atrás. Um tempo em que as pessoas não estavam preocupadas em parecerem glamurosas para colocar foto no facebook. Um tempo em que as pessoas valorizavam o momento que estavam vivendo e a companhia de quem estava ao lado!
Elementos de Decoração para uma festa infantil como antigamente
2-Copos e canudinhos coloridos: os copos não são artigos de decoração, mas podem ser. Copos coloridos e sem estampas agrupados em um canto da mesa funcionam como elemento decorativo. Lembro-me que nas festinha da minha infância, sempre tinham canudinhos coloridos. Para que os canudos não caíssem dos copinhos, eles eram cortados na metade. Ficavam mais curtos e cabiam certinho nos copos de plástico.
3-Bandeirolas de tirinhas e bexigas: bexigas e balões são outro clássico que nem preciso comentar. As bandeirolas de tirinhas de papel eram mais raras, mas sempre davam um charme extra nas festas de quem podia comprar ou fazer artesanalmente. As tiras de papel metalizado eram consideradas coisa chique! Eu não vou mentir que até hoje fico encantada com o brilho!
4-Caixa de Som e rádios antigos: se você tiver uma caixa de som com laterais de madeira, ela com certeza vai trazer lembranças para muita gente. E se conseguir fazê-la funcionar, o clima antigo vai ficar quase completo. Só vai faltar a vitrola com os LPs.
Aguardem amanhã: dicas para divertir a criançada e o clipe "Aqueles Dias" no próximo post!