O sabor de folhas que usamos como tempero é muito mais gostoso quando as ervas são frescas, por isso vamos ensinar a plantar e cuidar de manjericão.
É uma erva muito usada na culinária de diversos países. Fica excelente na pizza, macarrão, carnes...
Em casa, cultivamos manjericão desde a época da minha bisavó. Ela cultivava para temperar a comida e as sementes foram passando por gerações.
Todo ano, temos o cuidado de fazer novas mudas, pois a planta mãe, às vezes morre depois de dar flores.
E como não queremos perder a espécie, que é muito resistente, espalhamos semente por todo canto.
Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar sem a planta que lembra o tempero da bisa.
Texto e Fotos: Bianca Barreto
Por isso digo que conseguir muda de amigo ou conhecido é melhor. A chance de sobrevivência aumenta! Esse manjericão da minha bisavó tem folhas grossas e ásperas. É bem resistente, cresce rápido e forte.
Claro que se não conseguir com algum conhecido, vale a pena comprar mudas e aprender a identificar os sinais da planta. Observando todos os dias, aprendemos a saber quando ela está sentindo falta d'agua, falta de sol, etc...
Como plantar manjericão a partir das sementes
2-Prepare o local do plantio com terra afofada ou substrato para plantas. Substrato é terra especial para plantio.
Dica: O local escolhido deve receber luz do sol filtrada por pelo menos quatro horas. Mudas e sementes são como bebês, sensíveis e frágeis. Então podem não resistir o sol forte direto sobre elas. Escolha um lugar onde haja um pouco de sombra de outra planta. Pode-se plantar aos pés da planta mãe.
Outra dica: cubra a terra com uma fina camada de palha de grama ou musgo seco. Essa fina cobertura vai garantir que a terra fique úmida por mais tempo e evitará que a semente sintam falta de água.
3-Posicione as mãos cheias de sementes sobre a terra e polvilhe as sementes sobre a terra com palha, deixando cairem suavemente.
4-Regue em abundância, mas não deixe a água cair com força em cima das sementes. É importante que as sementes se acomodem delicadamente nos vãos da palha. Você vai perceber que com a umidade, as sementes irão inchar e formar uma gelatina branca como na foto acima que vai auxiliá-la na germinação.
5-Regue todos os dias até atingirem cerca de 10cm de altura.
6-Depois que estiverem mais velhas e fortes, pode-se remanejar as mudas para local que pegue sol direto.
Pronto!