Nem sempre conseguimos espaço para aquele sonhado jardim. Por isso, de uns tempos para cá temos visto tantos jardins verticais. Esse jardins cabem em pequenos espaços e em varandas de apartamentos.
Existem várias opções de estruturas para se montar um jardim vertical, existe até tijolo-vaso que pode-se usar para fazer paredes e embutir irrigação na mesma estrutura.
Mas se você quer uma solução mais rápida e mais barata, você vai gostar dessa invenção da paisagista mais criativa do Brasil (que por acaso é minha mãe). Ela reaproveitou grades que ficavam na frente das janelas que trocamos na reforma. Ao invés de pagar uma caçamba para levar as grades embora, resolvemos ficar com elas e embelezar a varanda com plantas.
Se tiver uma grade dando sopa, você vai precisar investir em manta de fibra de Coco, vasos de fibra de Coco, arame, cordas e algumas ferramentas.
Ah... e as plantas, claro... No nosso caso, já tínhamos feito em casa muitas mudas de Rhipsalis (cacto macarrão), então economizamos com isso também!
Texto e fotos: Bianca Barreto
Como fazer um painel verde usando grade de janela e fibra de Coco - Passo a Passo
2-Posicione a manta de fibra de Coco sob a grade, enfie a agulha na manta e comece a costurar.
Dica: Reforce a costura da lateral e costure de modo que a manta fique bem firme.
Outra dica: Se a manta que você comprar estiver fina demais, costure uma camada dupla. Assim, ela continuará impeceavel por mais anos.
3-Se a manta não for larga o suficiente para cobrir a grade inteira, emende outro pedaço de manta costurando com a corda e sempre passando a costura por trás da grade para deixar bem preso.
4-Faça 4 furos nos vasos de Coco usando um objeto pontiagudo. Dois furos do lado direito e 2 do esquerdo, deixando margem nas laterais. Esses vasos eram inteiros e mandamos cortar na metade na própria loja que comercializava, mas hoje em dia existe meio-vaso à venda prontinho.
5-Enfie as duas pontas de arame no vaso. Uma ponta em um furo do lado direito, outra em um furo do lado esquerdo. Faça o mesmo com outro arame.
6-Vire a grade com a manta para frente e enfie os arames passando através da manta.
7-Prenda as pontas dos arames atrás da grade torcendo os arames
Dica: Use um alicate. Para que a torção fique firme, prenda as duas pontas do arame com o alicate antes de começar a torcer. Depois de preso, gire o alicate no próprio eixo.
8-Repita o processo com os outros vasos
9-Plante o que quiser, desde que a espécie escolhida seja compatível com a quantidade de sol que vai receber durante o dia.
Dica: Depois de plantar, coloque musgo seco sobre a terra. Pressione bem e regue para que ele se acomode e fique firme na superfície do vaso. O musgo vai evitar que a terra saia do vaso na hora da rega.
Pronto!
Optamos por uma única espécie de planta porque esta espécie permitia fazer mudas rápido e já tínhamos várias em casa. Mas também fica lindo quando mistura-se espécies diferentes!
A manta que usamos tinha partes que ficavam finas e com o passar dos anos estas partes se desgastaram mais. Então a dica é usar camada dupla se a manta não estiver com a espessura desejada.
Penduramos a grade nos caibros do telhado da varanda, amarramos com cabos de aço.
Deixamos um vão de aproximadamente 10 cm entre a parede e a grade. Assim, permitimos ventilação atrás do painel e evitamos que a parede embolore.
Se for regar com mangueira, evite jato forte. Deixe a mangueira com pouca vasão de água para que o vaso absorva água aos poucos. Aproveite a hora da rega para relaxar, sem pressa apreciando o verde!